sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

A mediocridade de blogs críticos

----Ahhh, mas que bela madrugada temos hoje, não é? pra quem tirou férias é uma ótima oportunidade para ler alguns blogs críticos e polêmicos espalhados em nosso pequeno universo virtual... Mas não se incomodem em ler muitos deles! A maioria cai num gigantesco vício de mediocridade, o que torna uma leitura prolongada algo extremamente chato.
-
----Agora nós temos uma nova moda no pedaço... o terremoto no Haiti... sim foi algo extremamente trágico mas não me afetou... portanto não vou chorar no meu blog ou mostrar minhas habilidades em ser hipócrita(que são muito boas por sinal). O que vou fazer aqui é constatar o quão mediocres são algumas pessoas que aparentam peculiaridade, mas só conseguem escrever a mediocridade que atinge a todos nós(e alguns até escrevem bem, o que não muda o fato de serem toscos).
-
----Imagino que há, nesse momento, centenas de blogs criticando a supervalorização do terremoto no haiti por parte da mídia, blogs apontando que, enquanto falam de terremoto... milhões de pessoas no Brasil não têm o que comer...blogs criticando nossa imprensa, blogs fazendo trocadilhos e piadas engraçadinhas e blogs relembrando outros momentos em que o jornal nacional foi sensacionalista... A meu ver isso simplesmente cai na mesmisse da crítica mediocre: todos falam, falam, falam... mas não acrescentam nada de novo ao questionamento óbvio que qualquer bossal é capaz de fazer...
-
----Isso me lembra um fato ocorrido no meio do ano passado(2009 aos desavisados)... aqui em BH ocorreu um flash-mob de guerra de travesseiros. Em plena praça da liberdade, juntaram-se centenas de pessoas para participar de uma guerra de travesseiros... foi um evento bem divertido que inclusive EU participei(hehehe). Bom, enquanto eu dava travesseiradas no pessoal eu pensei... aposto que algum bossal fará uma crítica sobre o comportamento dos jovens de hoje, que se organizam para brincar na praça, mas não se organizam politicamente(oh! que geração desgraçada é a nossa!)
-
----Passado uns dois dias não deu outra! durante uma aula, não lembro do que, o professor solta aquele comentário "ultraoriginal": "Eh meus caros... os jovens de hoje tem a capacidade de se organizar... só que fazem isso pra brincar na praça da liberdade em vez de lutar pelos seus direitos..."
-
----Francamente... será que esse cara estava se sentindo "o original"? será que realmente acreditou que esse era um comentário necessário e que 99% das pessoas já não tinham pensado nisso? Quando você expõe um pensamento(ainda mais durante uma aula...), significa que você já passou um tempinho formulando melhor as idéias e juntando as palavras para se comunicar... certo? Portanto, se você tira um tempo para formular uma crítica... e essa crítica simplesmente corresponde ao pensamento previsível da maioria, só mostra que você é apenas mais um na multidão... lembre-se que o fato de você ser crítico ou escrever bem... não significa que você é especial (apesar de que ser crítico é sempre uma vantagem, porque hoje em dia há pessoas que mal conseguem pensar em algo de fora da TV).
-
----A mediocridade não está em nossas atitudes(como pensa a maioria), está em nossa visão de mundo e em nosso modo de pensar... Não crê nisso? então você deve começar a considerar pessoas como Diogo Mainardi e Paulo Coelho intelectuais de última instância... afinal ambos escrevem livros, artigos e etc, o que é uma atitude típica de um intelectual... obviamente para considerá-los grandes intelectuais você terá de desconsiderar toda a besteira que está escrita nos livros e artigos dos referidos autores. Percebem agora que escrever bem ou escrever muito não significa nada?
---Outro exemplo... nossos honrados deputados e senadores! Definitivamente são pessoas politicamente organizadas... são filiados a partidos políticos e tudo mais! mas não acho que alguém em sã consciência acredite que eles são pessoas de inteligência fora do comum, que são pessoas antenadas, decentes e merecedoras de reconhecimento por seu destaque dentre a população.
A meu ver nossos deputados são o melhor exemplo de que organização política, hoje, não significa destaque... muito pelo contrário, é apenas outra face da mediocridade.
-
----Maaaaais um exemplo... ONGs... virou moda agora o pessoal se filiar a uma ONG... greenpeace, WWF, ONGs de ajuda social... pior é o pessoal que não chega nem a se filiar à ONG mas faz parte da comunidade no orkut(¬¬)... As pessoas hoje em dia entram numa ONG sem mesmo saber aquilo que ela propõe, o pessoal brasileiro que faz parte dessas organizações ambientalistas globais não deve ter nem idéia que elas defendem a internacionalização da amazônia...Portanto, vemos que o fato de uma se mostrar "inteirada" das questões socio-ambientais do mundo, por meio de uma carteirinha do greenpeace...é apenas mais um sinal de mediocridade...(mediocridade sustentável, do século 21! Mas ainda... mediocridade).
-
----O fato é que eu me recuso a escrever um post inteiro sobre a atual tragédia do Haiti...pois, além de eu cair na mesmisse crítica da internet, eu estaria simplesmete dando mais publicidade ao fato, o que favoreceria ainda mais o sensacionalismo do qual eu sindo nojo... isso seria um tanto contraditório, não? Acho que outros blogs já fizeram toda a crítica possível à mídia... ontem mesmo eu fiz a minha, embora fosse referente a outra questão. Não digo que não sou mediocre... creio que a única coisa que me difere da maioria dos "medíocres críticos" é que eu constato a minha própria condição. Como fugir dela?? Não tenho a menor idéia.
Então... vamos à próxima guerra de travesseiros!

Nenhum comentário:

Postar um comentário